SUSANA ALMEIDA (SIA)

Na adolescência escondia seu talento. Cantava apenas com sua irmã debaixo da cama. Venceu a timidez e agora promete cantar e encantar todos os que a ouvirem.

Por: Thárcio Borba

Imagem

SIA tem 28 anos de idade. Portuguesa nascida em Queluz, fez sua primeira aparição na televisão em 2008. Atualmente a cantora trabalha como empregada de balcão, está à procura de oportunidades para se lançar no mundo da música. Já viveu na Inglaterra, casada e mãe de dois filhos, é sobre Susana Almeida que vamos falar. Uma jovem com muitos planos e uma carreira que promete ter “Glow” tal como o título de seu novo álbum.

O interesse pela música começou aos 6 anos de idade, quando atuou no terraço da casa de sua mãe. Emigrou para Inglaterra com 18 anos, à procura de trabalho em 2003.

Gravou o primeiro álbum no final de 2002 início de 2003. Não chegou a ser editado, quer por razões financeiras quer por parte da editora. Foram gravados apenas 3 singles. Uma, de suas músicas deste primeiro álbum chegou a ser tocado numa programação da TVI em 2008 no programa Você na TV, com Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha.

«Foi um dia incrível, era os meus anos no dia 28 de Fevereiro, e fui surpreendida pelos apresentadores, estava no meu local de trabalho dentro da emissora, portanto, perto do estúdio de gravação do programa, as minhas colegas combinaram tudo às escondidas, elas sabiam que eu cantava. O Goucha e a Cristina foram buscar-me em direto, eu nem desconfiava. Me levaram ao estúdio, me maquilharam troquei de roupa e fiz minha primeira atuação em rede nacional, e ainda cantaram os Parabéns», relembra.

O novo álbum saiu em Outubro de 2013. Segundo a cantora ainda não alcançou tudo o que era pretendido. Que era chegar ao público de uma forma mais abrangente. O título do álbum é Glow e todas as músicas são de sua autoria, escritas e gravadas em inglês. O género musical das canções que compõem o Cd é dance.

«Glow é Brilho, acho que se encaixa muito no meu perfil como pessoa, é o meu primeiro álbum completo que consegui gravar, por isso é o meu brilho, é luz nos meus olhos», afirma entusiasmada.

As músicas abordam vários temas, em particular sobre romance, mas não sobre amor não correspondido. São músicas alegres, sem qualquer melancolizo.

A primeira música do álbum se chama Sweet, sua música em particular que mais gosta é Closer, «Gosto do ritmo dela, estava muito inspirada quando a compus, é sem dúvida uma das que mais me agrada.».

O álbum contou com uma declaração de amor, feito pela cantora ao seu esposo Erivelto Passos, o título desta canção é Thankful. «Dediquei a música ao “Beto” porque é um jeito de dizer que estou agradecida por tudo que ele faz por mim. Um modo de desabafar que preciso dele. Foi a maneira que encontrei de pedir desculpas pelo que aconteceu há uns anos atrás», declara emocionada.

Da sua vida sentimental, não revela muito. Depois de alguma insistência desabafa que já se arrependeu de algumas coisas que fez em seu passado, e se pudesse voltar atrás faria muita coisa diferente. O seu último relacionamento, por exemplo, trouxe várias consequências, era uma relação complicada, a única parte boa foi sua filha que hoje tem 9 anos. Diz estar muito feliz com seu esposo, já se encontram casados há 8 anos, mas para estarem juntos enfrentaram muitos desafios.

«A Susana é uma mulher inteligente, que está a tentar um género de música que se ouve pouco em Portugal (Dance). É uma pessoa querida, sensata, tímida mas com boa presença», comenta Erivelto, marido da cantora.

Susana diz ser um pouco teimosa, sendo esse seu maior defeito, em contraste com sua qualidade que resume em ser amiga e ajudar com o que puder e estiver ao seu alcance. «Só não ajudo os meus amigos se eu realmente não puder, mas sou um bocadinho teimosa (risos)».

Maria de Assunção Vermelho, mãe da cantora diz que: «É uma filha que tem lutado pelos seus objetivos. Como mãe tenho sempre apoiado a sua vida, tomo conta dos meus netos sempre que é preciso porque acho que a família tem que se ajudar. É uma pessoa muito justa e uma boa filha.»

Tal como sua mãe, a irmã não poupa nos elogios: «A minha irmã é um mulherão (risos). Acredito bastante no sucesso dela pois em toda luta há uma vitória. Por tudo o que passou posso dizer que ela é uma guerreira.»

A irmã, Daniela Vermelho, lembra do tempo em que ela era a única que sabia do segredo de Susana. A cantora só cantava com sua irmã escondida em baixo da cama, caso contrário, não conseguia devido à sua timidez.

Joana Dinis, prima de Susana, considera-a uma pessoa exteriormente muito bonita com uma personalidade muito forte e preocupa-se com aqueles que ama.

SIA tem o sonho de ser conhecida nacionalmente e internacionalmente. Não deseja ficar apenas com este álbum, mas pretende gravar outros. «Quero crescer artisticamente, pois sei que poderei assim realizar outros sonhos que eventualmente poderão surgir, dar uma boa vida aos meus filhos e ajudar minha família».

Enquanto isso, vai fazendo o melhor que pode, e aproveitando sua vida com seus dois filhos, Jénifer, de 9 anos, e Daniel, de 5 anos, cantando e encantando seu amor, Erivelto Passos.

Deixe um comentário